top of page

INDICAÇÃO DE LEITURA: Apocalipse Segundo Fausto

  • Foto do escritor: Cláudia Eu Leio Sim e Daí
    Cláudia Eu Leio Sim e Daí
  • 29 de out. de 2021
  • 6 min de leitura

Apocalipse Segundo Fausto - Autor: Marcos DeBrito - Pag. 200

Ano: 2020 – 1ª edição - Grupo Editorial Coerência

Gênero: Ficção Brasileira / Terror

Olá turminha boa de leitura, hoje trago o livro “Apocalipse Segundo Fausto” do autor Marcos DeBrito. Um enredo intrigante que apresenta o fanatismo religioso e suas consequências, a vaidade e a perseguição moral, o endeusamento, o julgamento desmedido, as duvidas frente à culpa e a redenção da alma quando o tão mencionado fim dos tempos for anunciado. Para os leitores que curtem um horror apocalíptico com previsões bíblicas este livro irá prender!


Espere, o fim virá pelos caos!




Separei aqui dois dos meus trechos prediletos:


— Às vezes, basta dar a elas um pouco de esperança num momento de desespero, mesmo que seja ilusório. Acreditar na cura de uma doença é importante para a recuperação de um paciente. E isso não é diferente nas questões emocionais. A fé de alguém pode ser usada pra deixá-la mais tranquila.


O medo era uma arma poderosa para controlar e doutrinar um povo, e a religião que oferecesse um modelo de salvação contra um terrível inimigo criado por ela mesma facilmente entronava-se como a mais fervorosa das crenças.




O medo era uma arma poderosa para controlar e doutrinar um povo, e a religião que oferecesse um modelo de salvação contra um terrível inimigo criado por ela mesma facilmente entronava-se como a mais fervorosa das crenças.











Sinopse

Com os indícios de que o fim do mundo está próximo, um ator reconhecido por interpretar Jesus é acusado de ser o Falso Profeta depois que pequenos chifres crescem em sua cabeça. A massa fervorosa, que anteriormente o venerava, começa a enxergá-lo como uma ameaça à sobrevivência e partem em busca de seu sacrifício para que sejam salvos das trombetas do apocalipse.




Marcos DeBrito é escritor, cineasta, professor de direção e roteiro. Nasceu em Florianópolis em 1979 e mudou-se para São Paulo em 1998. Graduou-se em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especializou-se em escrita criativa. Teve aulas com Robert McKee em seu célebre seminário Story, a partir do qual criou sua própria oficina de direção e roteiro audiovisual, que realiza em diversos locais pelo Brasil. Administra também o curso Fundamentos de roteiro e narrativa, na LabPub. Escreveu, dirigiu e produziu curtas e longas-metragens de suspense e terror, pelos quais foi premiado diversas vezes dentro e fora do país; ganhou dois Kikitos no prestigiado Festival de Gramado, em 2001 e 2007. Consolidado na literatura nacional teve um de seus romances, À sombra da lua, indicado ao Prêmio Jabuti de literatura em 2013, e constantemente participa de painéis, eventos e mesas sobre temáticas envolvendo os gêneros terror e suspense. Vive em São Paulo com sua esposa e filhos.


Fale com o autor: Facebook Marcos DeBrito

Instagram:@marcos_debrito




Livros

*2012 – À Sombra da Lua (Ficção / Terror)

Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estréia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério.

*2014 – Condado Macabro (Ficção / Suspense e Mistério / Terror)

Você já viu esse filme: cinco amigos, transbordantes de hormônios, resolvem alugar um casarão no meio de uma floresta, mas não contam com a possibilidade de serem assassinados por psicopatas mascarados. O que você não viu, foi este aqui: trocadilhos à brasileira, um chapéu de cangaceiro, música brega aos montes, poeira, calor, frustração sexual e reviravoltas, ah, muitas reviravoltas. * 2015 – À Sombra da Lua: Parábola do Retorno (Ficção / Terror capítulo extra)

Após 13 anos distante, o velho Valêncio retorna à Vila Socorro em busca de uma resposta para o crime assombroso que o fizera se afastar de sua terra natal. Neste capítulo perdido do romance “À Sombra da Lua”, desvendamos a origem de sua curiosa biblioteca particular e como seu inesperado encontro em Roma com um alto sacerdote do papado o fez acreditar que a criatura demoníaca que tanto perseguia poderia estar no próprio vilarejo que abandonara. Para quem é fã de “À Sombra da Lua” este conto revela uma passagem importante na vida de Valêncio durante sua peregrinação pela Europa à procura de evangelhos proibidos. E para quem ainda não leu o livro, esta é uma chance de conhecer a escrita ultrarromântica do autor, que está cativando vários leitores.

*2017 – O Escravo da Capela (Ficção / Terror)

Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore. Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.

* 2018 – A Casa dos Pesadelos (Ficção / Terror)

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.

*2019 – Criando Mundos: Fundamentos de Direção Cinematográfica, Escrita Criativa e Roteiro Audiovisual (cinema)

Sua ideia na tela grande. Se o seu mundo ficcional grita para existir nas páginas de um romance ou nos enquadramentos de uma câmera, o livro "Criando Mundos" mostrará como atingir essas metas de maneira objetiva. O leitor terminará o livro não apenas com toda a base narrativa para contar uma ótima história, mas também conseguirá escrever sua ideia como roteiro cinematográfico e entender todos os processos de uma produção audiovisual. Cinema é um ramo que implora por profissionais criativos e este livro fará com que os autores saibam o necessário para explorá-lo, seja através da escrita ou fazendo seu próprio filme.

*2020 – Apocalipse Segundo Fausto (Ficção / Horror)

Com os indícios de que o fim do mundo está próximo, um ator reconhecido por interpretar Jesus é acusado de ser o Falso Profeta depois que pequenos chifres crescem em sua cabeça. A massa fervorosa, que anteriormente o venerava, começa a enxergá-lo como uma ameaça à sobrevivência e partem em busca de seu sacrifício para que sejam salvos das trombetas do apocalipse.


Participações em antologias

*2019 – Vozes do Joelma: Os Gritos Que Não Foram Ouvidos – participação com o conto Os Mortos Não Perdoam (Ficção/Terror/Contos)


Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.


Até a próxima indicação

Vamos apoiar a literatura brasileira

É isso, beijos repletos de caos e tchau!



Comments


@2016. Todos os direitos reservados a euleiosimedai.com.br

bottom of page