Resenha do livro :Penumbra – Nunca desista de quem você ama
- Cláudia Eu Leio Sim e Daí
- 9 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Autor: André Vianco - Editora Casa da Palavra / Leya - Pag. 254
Ano: 2017 – 1ª edição - Gênero: Ficção fantástica brasileira / Horror /Terror

Olá turminha boa de leitura!
Apresento para vocês “Penumbra”, um romance de horror, doloroso, envolto entre sombras, amargura e solidão, mas a ternura se fará presente em certos caminhos tortuosos. Neste livro não encontraremos aquele final que por vezes alguns leitores almejam o tão esperado... Felizes para Sempre, mas talvez exista certa felicidade em seu desfecho. Em Penumbra nada é pueril ou gentil, por vezes é cruel, uma marca registrada do autor André Vianco. O terror pode ser apresentado de várias formas e foi de uma maneira melancólica e assustadora, que uma pequena menina chamada Lana, que apesar da pouca idade, corajosa e decidida se viu, no além túmulo. Penumbra é um lugar de passagem, quando a separação é imprescindível, onde crianças após sua morte têm que passar pelo processo de esquecimento deixando de lembrar todas as pessoas e os lugares que conheceu para encontrar a luz, o descanso eterno, e isso tudo conduzido por uma babá de aparência temerosa que assim como um major, direciona os pequenos para outra morada. A babá Osso Duro era o mal necessário daquele lugar.

Quando a pequena Lana desperta, o medo e o frio daquele lugar estranho a assusta. Sem saber ao certo o que aconteceu ela como toda criança chama pela mãe que infelizmente não aparece. Ela apenas quer voltar para casa e poder sentir o aconchego materno, mas ela está agora em um mundo sem volta e terá que desvencilhar dos atravessadores, almas desgarradas e perigosas que se alimentavam das lembranças das crianças para retornarem, mesmo que como assombrações para o mundo dos vivos. Até então Lana não imaginava que precisaria esquecer o que viveu para conseguir seu grande resgate, mas como deixar para trás a quem tanto amou e quebrar a promessa feita para a mãe que jamais a esqueceria?
Mas Lana era tinhosa e desafiará a ordem do lugar. Esquecer sua mãe? Jamais! Então a babá Osso Duro a guardiã do local terá pela frente que dobrar com mãos de ossos a pequena garota, acontece que algo em comum as unia e juntas entenderão que todos estão em busca de algo que até os seres mais secos de sentimentos guardam segredos dolorosos.

Comentando:
Gosto da escrita do André Vianco, que passeia pela literatura de terror, convidando o leitor a experimentar o sobrenatural, na baixa e alta fantasia. Acompanho seu trabalho há bastante tempo e sempre que posso gosto de participar de seus lançamentos ou qualquer evento que ele esteja. Como sempre encontrei nesse livro um enredo de horror perturbador, tenso e bem melancólico que me fez pensar bastante como poderia me comportar no lugar de Lana e realmente percebi que seria aterrorizador.
Em primeiro momento fiquei em dúvida quanto meus sentimentos por Lana, mas depois compreendi que ela era apenas uma criança assustada com muito medo e que ostentava uma personalidade forte e que de mimada não tinha nada, pois independente de qual situação esteja, ela nunca, jamais, faltará com sua palavra, mesmo que isso a faça correr perigo.

Algo que me chamou bastante atenção também foi a babá Osso Duro que tinha um “Q” da babá Mary Poppins. Uma guardiã que tinha como missão proteger as crianças e conduzi-las para o caminho da luz, impedindo os atravessadores de aproximarem-se das inocentes crianças.
Agora, o final foi uma avalanche de sentimentos que unia todas as pontas soltas. Adorei incrível!
Recomendo.
Ficha técnica
Penumbra
Autor: André Vianco
Editora Casa da Palavra / Leya
Pag. 254
Ano: 2017 – 1ª edição
ISBN: 978-85-441-0615-0
Capa: Leandro Dittz
Ilustração de capa: Ralph Damiani
Diagramação: Filigrana
Revisão: Milena Vargas/Mariana Bard
Gênero: Ficção fantástica brasileira / Horror / Terror

Vamos apoiar a literatura brasileira
É isso, beijos repletos de medo, incertezas e tchau!
Comentarios