Sombra de um Anjo
- Cláudia
- 20 de out. de 2016
- 4 min de leitura
A Sombra de um Anjo
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Novo Século
Pág.: 479
Ano: 2015 – 2ª edição
ISBN: 978-85-428-0444-7
Capa: Renato Klisman
Ilustração da capa: Alexandre Santos / Pergaminno Design
Diagramação: Claudio Tito Braghini Junior
Gênero: Literatura nacional / Romance / Aventura / Fantasia
Fonte: Boa, com espaçamentos adequados.

Olá turminha boa de leitura, essa resenha é do primeiro livro da autora Ana Beatriz que foi lançado quando ela tinha apenas 14 anos em 2014 e a editora teve que se apressar e lançar a 2ª edição em 2015, tamanha procura pelo exemplar. Que sucesso!
Tive o prazer em conhecê-la nas minhas participações em eventos literários e logo fiquei curiosa para conhecer o conteúdo do livro que era muito falado nas redes sociais.
Com esse livro em mãos pude entender o porquê de tanto alvoroço, essa é uma daquelas estórias que mistura dramas pessoais regados a um bom romance juvenil com dosagens de sobrenatural!
Então, vamos ao que interessa...
Uma nuvem de tragédia e tristeza sempre acompanhou a jovem Samantha Lyterin. Ela era órfã, uma garota tristonha e arredia, pois sua mãe morreu assim que ela nasceu e seu pai foi assassinado quando ela tinha apenas três anos.
Assim, passou boa parte de sua infância em um orfanato até ter sua primeira visão aos 9 anos e ser mandada para um hospital psiquiátrico. O tempo de internação da garota foi regado a muitas brigas e fugas, pois ela era muito rebelde e transloucada, até que uma enfermeira a adotou e desde então, ela foi se adequando a sua nova vida.
Agora Samantha tinha uma família, uma mãe, 4 irmãos e uma vida quase normal para uma garota de 12 anos( se não fosse aquelas visões!).
Sua mãe adotiva era muito generosa e cuidadosa e os dias de Samantha tomaram outras propensões, até que a mãe adotiva envolveu-se com um homem que a assassinou, deixando-a assim, aos 16 anos angustiada e sozinha novamente.
Devagar sua vida foi entrando nos eixos. Ela agora tinha 17 anos.
Arrumou emprego como caixa em um supermercado e foi morar em uma pensão para moças e aquelas sombras que pareciam estar no passado voltaram a persegui-la com muita intensidade, então ela sufocava essas visões para que não a tirassem de louca novamente.
Por ser uma boa aluna conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade Sant’france e mesmo assim, continuava do mesmo jeito uma garota estranha, sem amigos muito introspectiva que preferia ficar em um canto qualquer a conviver com pessoas, principalmente com as da sua idade, ela preferia a solidão, apesar de que ninguém queria também se aproximar dela olhavam-na com receio, pois todos diziam que ela era uma bruxa!
Suas únicas companhias eram aquelas sombras e visões que a atormentavam, mais ela tinha aprendido a lidar com elas... ou melhor, ela pensava que conseguia!
Os dias chatos e sem graça iam passando até que Samantha foi surpreendida com uma companheira de quarto. Helena era uma garota falante com cabelos azuis que transformaria os dias de Samantha e a ensinaria sobre o valor de uma grande amizade!
Helena fazia Samantha sorrir e fazia aquele local monótono ter vida e sabor!
Tudo poderia ser diferente se não fosse aqueles vultos, aquelas visões e aquela premonição que ela não conseguia identificar... era ela...aquele sangue...Helena!
Mas aquela noite guardava mais surpresas para Samantha e a partir daquele instante ela sentiria e até ouviria certa voz.
O que era aquela sensação... aquela voz cortante e assustadora...aquele arrepio...quem era...quem seria ele...Lucian!
Depois desse episódio Samantha ficou alerta e foi na volta das férias de verão que aquele garoto apareceu.
Gabriel Archange, aquele que chegou de mansinho e foi cativando tanto Samantha que de um mero amigo transformou-se em seu amor. Um amor que ela não sabia que existia, mas sentia que tinha esperado por ele a vida toda!
Ela não sabia, mas ele estava ali por um propósito, cuidar e zelar pela segurança dela protegendo-a contra as investidas do mal, essa era sua missão!
Uma batalha entre os seres celestes e os seres caídos estava prestes a acontecer e o pano de fundo seria a terra e uma mortal seria a grande chave!
O que Samantha tinha que eles queriam tanto? E o que ela representava para eles?
Essa é uma estória narrada em primeira pessoa com uma leitura de fácil entendimento bem contada, ricamente elaborada e irresistivelmente apaixonante. Ana Beatriz soube descrever perfeitamente todo o cenário tanto o terreno, quanto o celestial e o do submundo. A luta entre o bem e o mal foi muito bem explorada. Os personagens são bem construídos, tanto os principais como os secundários. Apesar de termos certas predileções e o lado dos seres celestiais nos encantem, gostei muito da forma como a autora deu para as revelações de Lucian, mostrado que muitas vezes seguimos por um lado errado tentando acertar e que por baixo de certas ações esconde sentimento, simplesmente humanizou o lado obscuro!
Esse enredo pontua muita a amizade, as escolhas e suas decisões, o amor em várias facetas e nos convida para boas reflexões:
Devemos sempre estar pronto para a luta, pois cada pessoa tem uma força interior que sobressai, onde se deve amar com a razão e com o conhecimento, de forma assim, lutar com bravura e serenidade, sem deixar enganar ou se iludir, pois existem sinais que se separam da luz induzindo as pessoas pelo caminho obscuro.
E que a balança do bem e do mal se faz presente e compete apenas a você decidir que caminho seguir, pois muitas vezes a pessoa baixa a guarda e o mal se instala!
Obrigada Ana pelo capricho com a estória e pela Editora Novo Século pelo incentivo e acreditar no sucesso desse enredo. Não posso deixar de falar sobre a bela capa que traduz muito bem a estória, uma boa diagramação e uma bela ilustração.
Eu recomendo.
Vamos apoiar a literatura nacional!
É isso, beijos e tchau!

Comments